trompetista brasileira

CÉLIA SANTOS

Célia nasceu em Araraquara-SP e, muito provavelmente tenha sido a primeira mulher trompetista solista a gravar um disco na história do Brasil, em 1964.

Descobri a Célia Santos recentemente, pelo Instagram, quando um amigo trompetista compartilhou comigo um trecho de uma das músicas do LP de Célia, de uma página japonesa! Eu fiquei emocionada quando descobri, até então desconhecia qualquer mulher que tenha gravado um disco de trompete, ainda mais datado de 1964.
Até o momento ainda não consegui descobrir muita informação sobre Célia e o seu piston. Tudo o que sei é o que está na contracapa do seu disco, segue o texto abaixo:

Quando CÉLIA SANTOS saiu de Araraquara-SP para São Paulo almejava estudar, casar, ter filhos e ser feliz como nos seus sonhos. Eis que o destino alterou um tanto os seus planos . Um dia, CÉLIA virou cantora. Apareceu até num trio caipira, mas viu logo que podia ser solista. Encontrou suas primeiras facilidades na RÁDIO AMÉRICA de onde saiu para outras emissoras. Cantando sempre. Fazendo seu nome e seu cartaz. De-repente, CÉLIA SANTOS surpreendeu seus amigos e colegas: estou estudando piston! Faz 4 anos que ela não larga “o menino” (como chama o seu inseparável “trumpet” dourado) e há 2 anos que começou a apresentar-se no “doublé” de cantora e pistonista em rádios, tevês, “shows” e bailes. Já mais firme no sôpro e no estilo, CÉLIA SANTOS encontra, agora, a sua grande em discos, gravando este compacto-duplo na “AURORA”. Escutem-no com carinho. Se ela ainda não é uma “virtuose”, já é musicista em condições de agradar… como pistonista. Reparem bem. CÉLIA SANTOS merece o incentivo de todos. Confiamos no seu êxito.

EGAS MUNIS

Capa do disco “Célia Santos – Seu piston e seu conjunto”

Contra capa do disco “Célia Santos – Seu piston e seu conjunto”

Disco: Célia Santos – Seu Piston e seu conjunto

Face B: Horas Mortas (samba) Gravadora Aurora

CÉLIA SANTOS e Seu Conjunto

FACE A:

1.Jardim dos namorados  – Hully Gully (José Tardelli – Toni Carré)

2. Como Posso Dançar – Chá-chá-chá (Georgino Abrangel)

FACE B

1.Mágoa – Samba-canção (Célia Santos)

2.Horas Mortas – Samba (Célia Santos)

Espero que mais informações sobre Célia Santos venham à luz logo. Célia merece ter o reconhecimento como “A PRIMEIRA SOLISTA BRASILEIRA DE PISTON”.